O que é webinar?

Em 12/05/2018 , Comments

Webinar, também conhecido como conferência digital é um tipo de estratégia de marketing de conteúdo. Ela é uma forma de comunicação em via única para fins comerciais ou educacionais.

Basicamente, ela é uma espécie de videoconferência no qual a empresa usa uma plataforma online para se comunicar com seus prospects e clientes através da internet.

Essa poderosa ferramenta é capaz de gerar leads e ainda atuar no processo de conquista do cliente, pois ela está associada a todos os funis de vendas. É por isso que você precisa saber como utilizar o webinar.

Continue acompanhando esse artigo e veja como isso funciona e como pode contribuir para os resultados de marketing do seu negócio.

Webinar grátis

Existem várias plataformas e softwares gratuitos para você transmitir o seu  webinar como o YouTube, Facebook, Instagram entre outras.

As plataformas gratuitas atendem parcialmente uma estratégia de webinar, porém, você pode encontrar uma ferramenta de webinar que atenda todas suas necessidades  deixando o marketing mais eficiente.

Usando uma plataforma profissional você terá recursos como enviar convites personalizados, incluir sua marca, incluir seu domínio, página de inscrição, sala de espera com pauta de discussões, promover interações com o público, fazer análise e muitos outros benefícios.

Webinar significado

A sigla webinar vem da expressão americana “Web Based Seminar”, que traduzindo para o português significa “seminário realizado pela internet”. Por meio dele você consegue se comunicar com seus clientes através de vídeos.

Isso traz benefícios tanto para quem assiste como para quem faz. Para aqueles que estão assistindo, com webinar é possível adquirir conhecimento de forma rápida e descomplicada.

Além disso, tem a possibilidade de interação com especialistas sem se preocupar com as barreiras geográficas e pode assistir diretamente do conforto da sua casa, por meio de desktop, smartphone ou tablet.

Já para quem faz, a vantagem do webinar é gerar autoridade para sua empresa, tornando-se referência, praticar o marketing de conteúdo com um ótimo custo benefício e poder gerar leads para retenção de clientes.

Webinar como fazer

Fazer um webinar não é algo difícil, porém é necessário ter planejamento para que a ação dê certo. É importante criar uma sequência de etapas e estratégias para antes, durante e depois do evento.

Quer saber como fazer? Então veja o passo a passo a seguir:

  1. Escolha a plataforma

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, tanto gratuitas como pagas. Para escolher a melhor você deve analisar se essa ferramenta atende o que precisa. Conheça a plataforma ePlaces Webinar e faça o seu agora mesmo.

  1. Defina o tema

Os resultados da sua ação vão depender do tema que você optar. É fundamental que ele atenda seus objetivos e não seja diferente do que seu público deseja.

Pesquise uma palavra chave interessante. Não precisa ser os termos mais pesquisados no Google, mas tem que ser algo de interesse.

  1. Escolha a data

A data é um fator muito importante, pois você deve escolher um dia que seja possível várias pessoas acompanharem seu webinar. Evite datas como véspera de feriado ou sexta-feira.

  1. Crie landing page

Para quem não sabe, landing page é uma página de conversão e deve estar caprichada para garantir a presença dos usuários. Ela irá funcionar como um convite e traz um breve formulário para que o usuário se registre.

  1. Divulgação

Agora que você já tem uma plataforma, um assunto, um horário, uma data e uma landing page definidos, é hora de divulgar ao público do seu interesse.

Isso pode ser feito de várias formas como e-mail marketing, mídias sociais, colocar call to action (chamada para ação) no blog ou site, etc.

  1. Faça um roteiro

Elabore um roteiro que você irá seguir na hora da apresentação. Isso vai deixá-lo mais bem preparado e tranquilo com o que irá apresentar.

  1. Apresente o webinar

Seja claro e didático, explicando o assunto e retomando para os pontos que exigirem atenção.

  1. Avalie os resultados

Veja se suas metas foram alcançadas e se o número de participantes condiz com suas pretensões. Assim, você poderá aprimorar seu webinar e ver o que  precisa ser mudado para a próxima vez.

Plataforma webinar

Como vimos acima, existem opções pagas e gratuitas e você deve escolher aquela que atende o que você precisa. Você pode conhecer a ferramenta ePlaces Webinar que atende os principais requisitos para sua transmissão.

Webinar gratuito

Você pode disponibilizar alguns webinars gratuitos como forma de divulgar o que deseja, atrair a atenção da audiência e reforçar sua autoridade.

Dificilmente uma pessoa vai adquirir o que você quer sem conhecer o que você tem para oferecer. Por isso que o webinar gratuito pode ser muito eficiente. Sem contar que isso irá trazer um enorme fluxo de tráfego para seu site ou blog e aumentar sua autoridade sobre o assunto abordado.

Webinar ao vivo

Como vimos, o webinar é realizado ao vivo, transmitindo o vídeo para todas as pessoas que estiverem acessando a plataforma no momento. Mas você não precisa assistir apenas ao vivo.

Depois que termina a videoconferência é possível acessar o conteúdo que fica registrado na página disponibilizando o replay para a audiência.

Webinar definição

A melhor maneira de entender essa ferramenta é pensar em um mundo off-line. Imagine que sua empresa queira lançar um produto novo no mercado e deseja fazer uma apresentação sobre ele ao público.

Em vez de alugar um local para recepcionar as pessoas, organizar os detalhes do evento, você pode fazer da internet o seu local, sem limite de alcance geográfico das pessoas.

Isso é muito diferente em relação a seminário ou palestra presencial, uma vez que o público fica restrito a capacidade do espaço e deslocamento.

Para entender como fazer, é preciso saber qual o objetivo primário, que é focar em promover conteúdo relevante e informações que sejam úteis para que sua empresa seja tida como referência e autoridade.

O segundo objetivo é a ação comercial, fazendo com que haja divulgação e promoção de uma empresa ou algo oferecido por ela.

Webinar como funciona

Agora que você já conhece os conceitos do webinar, aprenda como ele funciona na prática. Ele pode ser realizado tanto ao vivo como em vídeo gravado e transmitido em um determinado horário estabelecido.

Sempre que possível, é mais viável realizar ao vivo, pois tem um potencial de interação entre quem está fazendo e quem está assistindo. E as pessoas ainda podem tirar dúvidas através de perguntas.

O webinar funciona da seguinte maneira: você precisa ter uma ferramenta online onde o webinar será realizado. Para ter acesso, é necessário fornecer um e-mail de contato.

Você irá precisar divulgar o evento e o horário agendado. Quando começar o webinar, apenas o apresentador irá falar, enquanto os demais assistem. Depois que o período termina, o vídeo pode ser disponibilizado na plataforma para replay e com isso, quem não pode assistir no horário certo tem a chance de ter acesso ao conteúdo.

Agora você já sabe o que é webinar, como funciona, como fazer e tudo mais sobre o assunto. Essa é uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo e promoção de produtos digitais ou físico, por isso, não perca tempo e faça logo o seu.

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